Mais que competência técnica, as competências comportamentais ou “Soft Skills”, estão sendo cada vez mais valorizadas pelas empresas. Isso porque estamos vivendo num mundo mais dinâmico e que exige de todo profissional habilidades de flexibilidade para desaprender e aprender em maior velocidade.
A escolha da carreira profissional é uma PAUTA que circula nas escolas, mas será que a sua investe nesse assunto?
Sua instituição pode proporcionar essa experiência para os estudantes, tornando o ambiente escolar ainda mais seguro emocionalmente e um espaço de apoio para esses estudantes em fase de tantas escolhas difíceis.
Por isso, eu criei o Programa Um Olhar Para Dentro – em que a orientação profissional é feita dentro das instituições como parte do cronograma escolar.
A fase em que o adolescente precisa definir suas escolhas profissionais é cercada por muitos medos, inseguranças, preocupações e ansiedade. Esses são sentimentos que com frequência são observados nos meus atendimentos terapêuticos.
Além disso, é preciso considerar todas as transformações fisiológicas, contextos sociais e situações que um jovem estudante enfrenta neste período de decisões tão importantes. Por isso, é fundamental o desenvolvimento da Educação Emocional entre esse público.
Com o Programa de Orientação, esses jovens poderão compreender de fato suas emoções e seus comportamentos diante delas. O autoconhecimento vai permitir que eles desenvolvam e gerenciem seus impulsos emocionais, relacionando-se melhor consigo mesmos e com o mundo – uma das características mais buscadas no mercado de trabalho atualmente.
Além disso, um jovem com amplo conhecimento sobre si mesmo é capaz de reconhecer melhor suas habilidades e interesses e, assim, realizar as escolhas mais adequadas para seu futuro e carreira.
O Programa é aplicado em grupos de estudantes cursando o Ensino Médio. Durante os encontros, os adolescentes terão a oportunidade de compreender seus sentimentos e comportamentos, desenvolver o autoconhecimento e autopercepção. E, a partir disso, fazer escolhas profissionais mais assertivas.
Durante o protocolo de atendimento serão utilizados: testes psicológicos, jogos, atividades práticas, dinâmicas, vivências, além da realização de entrevistas individuais.
No final do processo, será entregue um relatório com os resultados obtidos para cada participante.
Para à instituição será destinado um relatório geral com observações sobre as demandas gerais do grupo e instruções de apoio à escola.
O programa educacional pode ser realizado dentro do espaço escolar como também num espaço físico de responsabilidade da psicóloga.
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Você poderá tirar todas as dúvidas e receber a proposta deste trabalho.
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